segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Dúvidas mais comuns sobre a Micropigmentação.

Dúvidas mais comuns sobre a Micropigmentação.

As diversas dúvidas sobre a Micropigmentação, fizeram com que nosso amigo e professor Léo Calheiros, resolvesse nos ajudar com essa postagem, ajudando-nos a desmistificar a Micropigmentação!
1) Existe Micropigmentação feita a Laser?
R: Não, a Micropigmentação é feita com uso do Dermógrafo, onde através de micro agulhas o pigmento inorgânico é implantado na Derme. O uso do Laser é importante, feito antes e ou após o procedimento de Micropigmentação. Atualmente é o melhor recurso a ser usado pois auxilia na recuperação da pele, tem efeito analgésico e aumenta a fixação do pigmento.
2) Tenho Diabetes, e me disseram que não posso fazer Micropigmentação nas minhas sobrancelhas, é verdade?
R: Não, o diabético pode sim se submeter ao procedimento de Micropigmentação, desde que, com autorização por escrito do seu médico. Isto serve para outras patologias inclusive nos casos de Câncer.
3) Me falaram que durante o verão não devemos fazer a Micropigmentação e nem tratamentos de pele, o que você acha disso?
R: Olha, sinceramente, muita gente diz coisas sem sentido e sem o menor conhecimento de causa, veja só, é no verão que mais atenção e cuidados devemos ter com nossa pele, principalmente para quem mora nas regiões litorâneas. Os cuidados nesta época são mais que necessários, e falo de cuidados profissionais com Esteticistas (Nível superior). Com todo respeito aos Dermatologistas, estes estudam muito sim, mas estudam como tratar as doenças de pele e não Estética. Quanto a Micropigmentação, não há nenhuma contra indicação com relação ao Verão, pois os cuidados são os mesmos em qualquer época do ano.
4) Minha cunhada fez Micropigmentação nas sobrancelhas há mais de 10 anos e hoje está azul, tem concerto?
R: Meu bem, sua cunhada não fez Micropigmentação, pois a Micropigmentação além de não "ficar azul", não dura todo este tempo. A Micropigmentação tem duração média entre 1 e 2 anos, justamente para que seja possível, sempre fazermos um desenho adequado ao rosto da cliente mantendo o designer harmônico ao grau de envelhecimento e até ao próprio estilo da moda ou gosto pessoal.
5) Eu e minha filha queremos fazer Micropigmentação nas sobrancelhas e nos lábios, tem algum problema por ela ser menor de idade?
R: No Rio de Janeiro e creio que em muitas cidades é proibido ao menor de idade se submeter a este procedimento. No Rio de Janeiro inclusive, nem com autorização dos responsáveis.
6) Já vi sobrancelhas azuis, verdes e até roxas, isso acontece a qualquer pessoa?
R: Não, a alteração de cor para tons azulados em geral tem relação com a falta de conhecimento do profissional aliada a baixa qualidade do pigmento utilizado. No caso de tons avermelhados, pode sim acontecer por estimulação da melanina, embora sejam raros.
7) É possível corrigir as Olheiras com a Micropigmentação?
R: Não! Embora alguns profissionais se aventurem a realizar este procedimento, eu desaprovo por vários motivos. Em primeiro lugar devemos conhecer a origem da olheira em questão, pois vários são os fatores causadores deste incomodo. Desde noites mal dormidas, variações hormonais, deficiência no sistema circulatório e outros.
Na verdade ao tentar corrigir as Olheiras é usado um pigmento a base de Dióxido de Titânio, no geral, em tons de "Bege". Vale lembrar que no Verão a pele quando exposta ao sol, tende a bronzear, é um processo de defesa natural e no Inverno o rosto tende a clarear pois ficamos menos expostos ao sol. No entanto,o pigmento não "bronzeia", então o rosto ficará corado e abaixo dos olhos você terá uma mancha bege, ou seja o pigmento colocado pra disfarçar as olheiras não acompanhará seu tom de pele e você apenas trocará a cor do problema, pois ficará obrigada a usar maquiagem sempre, pois o papel do pigmento é o de um corretivo que necessitará ser coberto por maquiagem de qualquer maneira!
8) Tenho manchinhas no rosto e nos ombros, tipo sardas, é possível clarear elas com a Micropigmentação?
R: Não, a Micropigmentação pode disfarçar manchas claras, aproximando-as ao tom de pele natural mas, não é possível clarear estas manchas com a Micropigmentação. Existem outros tratamentos estéticos realmente efetivos contra as efélides (sardas). Procure um Esteticista!
9) Vi na internet a Micropigmentação Capilar, achei interessante, mas parece que é uma pintura feita no couro cabeludo, e vi também que é preciso raspar a cabeça é isso?
R: Veja bem, cada caso é um caso, é possível disfarçar a calvície em pontos isolados, geralmente, mesclando a pigmentação com o cabelo existente. Pode ser feito um sombreamento, podem ser feitos desenhos de fios. Existem profissionais que pigmentam pontos pequenos, micro pontos, simulando o fio crescendo, eu particularmente não gosto desse efeito, e neste caso realmente é preciso "raspar" a cabeça para que o efeito fique harmônico dando a sensação de que o cabelo cresce em toda região e é a pessoa que curte ficar de cabeça raspada rssss... o que vejo é um homem careca cheio de bolinhas pintadas na cabeça..
Não vejo a Micropigmentação Capilar como solução para a calvície como é vendida, pois como disse antes, cada caso é um caso. Se você é calvo e quer um efeito natural, talvez seja possível dependendo da região afetada e quantidade de cabelo, mas se você é "careca", e quer um efeito natural, existem próteses no mercado que são muito boas e o famoso transplante capilar que ainda é a melhor solução!
10) Olá, fiz ontem uma Micropigmentação de sobrancelhas e a Esteticista me falou que a cor fica escura no inicio mas que vai clarear. Eu estou com medo pois está mesmo muito escura, será que vai clarear mesmo?

R: Sim, toda Micropigmentação fica mais escura nos primeiros 7 dias, logo após sofre um clareamento que pode ser até bastante grande, é preciso aguardar um período de 30 dias para acomodação total do procedimento, ai sim, junto com a profissional que lhe atendeu, você poderá decidir se realmente está muito escura. Neste momento também é possível fazer qualquer ajuste que seja necessário. É preciso aguardar 30 dias no mínimo para qualquer retoque.
Fonte: Léo Calheiros

Um comentário: